Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Últimos Lançamentos

Slide 3

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de campo de aproximadamente 135 dias, realizada durante os anos de 1988-1991. Estudou-se o grupo indígena Truká, localizado na Área Indígena Assunção, município de Cabrobó, Sertão de Pernambuco. Como objetivo maior, procedeu-se a uma investigação do processo de formação e manipulação da identidade étnica, através da constituição deste grupo enquanto uma comunidade. Deu-se atenção às reivindicações de acesso e garantia da terra identificada enquanto o território deste grupo. Foi possível, através da análise da esfera mágico-religiosa, detectar um dos processos de construção e manutenção da identidade coletiva Turká, como também do processo de incorporação e exclusão individual e familiar, que se revela através do uso dos sinais diacríticos. Desta maneira, procedeu-se a uma rápida investigação histórica, enfocando-se os registros disponíveis sobre a região na qual o grupo se localiza hoje. Na sequência, tentou-se, partindo do material etnográfico, proceder a uma descrição analítica com vistas ao objetivo colocado e, ao mesmo tempo, compreender o fenômeno étnico, através da análise de um estudo de caso. 

Slide 3

A proposta de construção deste livro se deu a partir de nossa inserção, enquanto coordenadoras e colaboradoras, na construção dos Subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP), no ano de 2018, com vigência entre setembro de 2018 e janeiro de 2020, do curso de licenciatura em Geografia do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras, Paraíba, além de uma experiência relacionada à atividade de parceria no PIBID junto à Universidade Regional do Cariri (URCA). Esse encontro entre os distintos programas com objetivos similares – a formação inicial discente em Geografia para a docência – contribuiu para perceber que se trata de um grupo que guarda sua homogeneidade, prenhe de diferenças, desde os níveis em que se encontram no curso (o PIBID com educandos da primeira metade do curso e a RP com educandos da segunda metade) até as experiências formativas diferenciadas de educandos, supervisores, preceptores e professores de Magistério Superior. Por tudo isso, afirmamos que nos transformamos em nossas práticas e modos de ver e viver a docência no Ensino Superior porque o PIBID e a RP nos fizeram professoras educadoras.

Slide 3

"Nada melhor para avaliar o percurso profissional do que o professor lembrar aos colegas de unidade acadêmica sua trajetória, que, apresentada, lida e discutida em situação pública, passe a contribuir para a memória do que se faz nessa unidade. É essa a primeira utilidade do memorial. O memorial de cada um irá contribuir, também, para a construção da memória da universidade, já que essa instituição somente existe a partir das ações desenvolvidas pelos seus integrantes nas atividades individuais de cada um, no potencial coletivo que cada iniciativa individual é capaz de estimular e difundir institucionalmente. Isso tudo significa dar um passo na construção da história da instituição em que trabalhamos. Esta é uma grande contribuição que a iniciativa da EDUFCG – a publicação do memorial acadêmico dos professores titulares da UFCG – poderá promover no interior da nossa universidade."

Para os interessados em publicar seu memorial na Coleção Memorial Acadêmico UFCG, enviar e-mail para secretaria@editora.ufcg.edu.br

Slide 3

A presente coletânea é fruto de palestras e atividades de ensino realizadas na disciplina Epistemologia do Ensino de Geografia, bem como de pesquisas feitas e orientadas por docentes do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Geografia (PROFGEO), da Unidade Acadêmica de Geografia (UAG) da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus de Campina Grande-PB. Conta, também, com a colaboração de pesquisadores (as) da área de ensino dessa disciplina vinculados (as) a outros programas de pós-graduação de outras instituições de ensino superior públicas, a exemplo da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UFPA (Universidade Federal do Pará), além da contribuição de pesquisadores (as) do campo da Educação.

Slide 3

A temática bem-estar animal (BEA) tem se destacado precisamente no que diz respeito ao direito animal. O BEA é a capacidade do animal de interagir e viver bem no ambiente o qual está inserido, o qual deve fornecer boas condições de alimentação, conforto e saúde, isentando o animal do sofrimento, de sensações como medo, dor, angústia e da repressão do seu comportamento natural. Na cidade de Caicó-RN, a Associação Caicoense de Proteção Animal e ao Meio Ambiente (ACAPAM), é uma associação que se encarrega de prestar assistência aos animais errantes da cidade e oferecer melhores condições de vida a estes. Então, sabendo da importância das ONGs de proteção e promoção do bem-estar animal, o objetivo deste estudo foi descrever a atuação da ACAPAM, destacando a infraestrutura e as atividades desenvolvidas na instituição visando o bem-estar dos animais acolhidos pela mesma.

previous arrow
next arrow
Shadow

Serviços e Informações

Desde 2014, a Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) disponibiliza em seu site e-books gratuitos para todos. O catálogo conta com obras de diversas áreas de conhecimento.

O Portal está em construção e dispõe de acesso e cadastro para autores e editores de revistas científicas mediadas por grupos de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, assim como de outras universidades, institutos, fundações. Também conta com recursos para a submissão de textos e acompanhamento dos artigos e publicações.

A Coleção Memorial Acadêmico UFCG tem o intuito de contribuir para a construção da memória da instituição. Informações sobre publicação: secretaria@editora.ufcg.edu.br

A Editora da Universidade Federal de Campina Grande consolida-se com seu trabalho de apoio às áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária com a editoração e publicação do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica. Saiba mais!

Visando facilitar e otimizar a comunicação com a EDUFCG, disponibilizamos link com acesso rápido a todos os nossos canais de comunicação.

Fim do conteúdo da página