Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página

Últimos Lançamentos

Slide 3

O Volume 1 do Catálogo da Mostra Input de Artes Midiáticas reúne as obras e reflexões dos dois primeiros movimentos da Mostra: Objetos Técnicos Ressignificados e Fluxo, Refluxo e Contrafluxo. Criada no curso de Bacharelado em Arte e Mídia da UFCG, a Mostra Input surge como um espaço de experimentação e debate sobre as relações entre arte, tecnologia e cultura contemporânea, o catálogo de obras surge da necessidade de registro e documentação do que se tem produzido e exibido. Organizado em três seções (textos curatoriais, registros visuais e depoimentos dos artistas), o catálogo visa preservar e difundir a memória das produções que marcaram o início desse percurso, revelando a força poética, crítica e inventiva das novas gerações de estudantes-artistas em artes midiáticas.

Slide 3

Educação Anarquista - Experimentos

No ano de 2012, publiquei Educação Anarquista, Saberes, ideias, concepções – volume i, pela Editora Imprensa Marginal de São Paulo. Havia o plano de publicar um segundo volume (Educação Anarquista, Experimentos – Francisco Ferrer Y Guardia, volume II) anunciado no primeiro volume. Pois bem! O segundo volume não foi publicado. Agora os dois volumes saem nesta Coleção Pensamento Social Anarquista. O que foi o primeiro volume, em 2012, vem agora como sendo o quarto volume da referida coleção. Nesta versão, o texto apresenta alguns poucos artigos a mais. Apresenta também um subtítulo conciso e o mesmo texto de apresentação por mim elaborado na impressão de 2012. Acrescentei aqui O ensino da “História”, de Adolfo Lima, como suplemento. O projetado, mas não realizado, segundo volume impresso sai agora como quinto volume desta coleção, com apresentação de Rogério de Castro. Boa leitura!

Slide 3

ENTRE CORTES E COSTURAS
Keila Queiroz e Siilva

A trajetória de escrita deste memorial representa uma imersão na pedagogia da gratidão. A metáfora da costura acompanhada de cortes foi inspirada na arte da minha avó paterna, assim como o meu ofício de ensinar teve como fonte ancestral a minha genitora. Essa escrita de si está entrelaçada com os encontros que me constituíram desde a pedagogia do domus, passando pela pedagogia da rua, da cidade, da escola e da universidade, dando a ler a construção identitária dessa mulher professora, tecida por esse movimento contínuo e fértil entre o lugar de mestre e o de aprendiz. Fez reverberar assim uma diversidade de gentes, vozes e sons representativos de todos os encontros pedagógicos que marcaram o meu jeito de me colocar na vida em todos os lugares pelos quais transito, delineando meu devir mulher com meus sapatinhos vermelhos feitos à mão.

Slide 3

DAS PRAIAS DE TSUSHIMA ÀS SALAS DE AULA

O presente trabalho busca analisar e resgatar conceitos e experiências realizadas que colaborem para a compreensão das potencialidades e dos limites do uso da mídia de games na construção do conhecimento histórico em salas de aula, como diferentes tipos podem ser utilizados para diversos fins, como se constituiu a presente mídia e quais teorias embasam tal prática. O uso dessa mídia justifica-se pela crescente demanda de consumo que supera, em lucratividade, consagradas mídias como cinema e música, tendo em vista a necessidade do educador em instrumentalizar estas ao seu favor, utilizando como suporte a crescente demanda de trabalhos de História, grupos de pesquisa e experiências didáticas que utilizam os games como material de estudo e como fundamento para o debate da instrumentalização da presente mídia discutida no ensino.

Slide 3

Contendas do Sagrado no Poderio Cacaueiro Baiano

Este livro apresenta novas interpretações sobre a história da Freguesia de São Boaventura do Poxim de Canavieiras, sul da Bahia, no marco temporal de 1903-1903, sobre as reivindicações da Igreja diante do movimento do progresso urbano e da secularização da sociedade na cidade de Canavieiras. Tendo por fontes principais a imprensa e a fotografia, buscamos reinterpretar as contendas da Igreja, no início do século XX, em busca de sua reorganização interna, recuperação patrimonial, contra a elite política e econômica cacaueira, que encarava com indiferentismo a questão da recuperação da antiga matriz, em avançado estado de precariedade de sua estrutura física desde o século XIX, e depois, de resistirem em aderir em ajudar financeiramente as obras de construção da nova igreja matriz de São Boaventura.

Slide 3

Este livro é uma compilação de experiências vividas ao longo da minha trajetória acadêmica na área da Geografia Física, abrangendo o período da graduação, os quase dez anos de docência como professor de Geomorfologia (2001-2009) e uma série de lives transmitidas em ambiente de streaming no canal do GIDs: a Terra e seus sinais (2021-2023). Essas experiências foram o fator motivador para retomar o diálogo com a Geografia Física. O material, que se tornou uma referência na época para os colegas de graduação, foi elaborado a partir de anotações em sala de aula, registros de planos de aula e desenhos feitos durante a graduação, visando oferecer um material de fácil compreensão e ilustrativo sobre Geomorfologia Geral. O texto está dividido em quatro capítulos, sendo os dois primeiros teóricos e os dois últimos práticos.

previous arrow
next arrow
Shadow

Serviços e Informações

Desde 2014, a Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) disponibiliza em seu site e-books gratuitos para todos. O catálogo conta com obras de diversas áreas de conhecimento.

O Portal está em construção e dispõe de acesso e cadastro para autores e editores de revistas científicas mediadas por grupos de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, assim como de outras universidades, institutos, fundações. Também conta com recursos para a submissão de textos e acompanhamento dos artigos e publicações.

A Coleção Memorial Acadêmico UFCG tem o intuito de contribuir para a construção da memória da instituição. Informações sobre publicação: secretaria@editora.ufcg.edu.br

A Editora da Universidade Federal de Campina Grande consolida-se com seu trabalho de apoio às áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária com a editoração e publicação do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica. Saiba mais!

Visando facilitar e otimizar a comunicação com a EDUFCG, disponibilizamos link com acesso rápido a todos os nossos canais de comunicação.

Fim do conteúdo da página