Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Últimos Lançamentos

Slide 3

É sobre o cenário da Estação Nova que nos debruçamos com o objetivo de abordar o processo de declínio e abandono causado pela desestatização das linhas férreas, bem como os impactos causados tanto no patrimônio quanto na vida dos trabalhadores dessa estação. Para isso, recorremos a autores como Aranha (2007), Almeida (1978), Stampa (2011) e Berman (2007). Através do conceito de Prost (1998), pretendemos unir em um só conjunto as discussões envolvendo a esfera social e a cultural, assim como o autor, acreditamos que toda história é indissociavelmente social e cultural. Para pensarmos a história da Estação Nova, utilizamos as memórias de antigos ferroviários e moradores locais, iconografias, relatórios disponibilizados pelo Sindicato dos Ferroviários da Paraíba (SINTEFEP) e reportagens de jornais e blogs. O Complexo Ferroviário da Estação Nova, mesmo em face do seu abandono público, ainda pulsa vida. Longe de ser um cemitério, as ruínas que constituem esse espaço permitem ancorar as memórias de seus atores sociais, memórias de vida, trabalho, resistência, afetividade e sociabilidade.

Slide 3

Tendo como foco a Saúde Coletiva, o livro aborda diversos temas importantes para a formação profissional técnica em saúde, tendo o Sistema Único de Saúde como eixo estruturante, em torno do qual gravitam todos os capítulos. Dada a diversidade de conteúdos abordados de modo objetivo e prático, espera-se que esta obra cumpra seu papel de contribuir na formação qualificada de futuros profissionais técnicos na área de saúde.

Slide 3

Ao apresentar situações de ensino nas quais o material didático de manipulação se faz presente, discutimos como desencadear a formação de ideias matemáticas no educando, tendo o professor como mediador desse processo. Ao observar as diferentes atividades desenvolvidas no museu chegamos à conclusão que é possível ter diferentes concepções de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) em um museu, e que essas concepções dependem da proposta do projeto que se deseja desenvolver no museu e da formação das pessoas que irão atuar no projeto. Um outro resultado observado foi o envolvimento dos alunos na maioria dos experimentos desenvolvidos e em trabalhos de grupos.

Slide 3

O ebook é tecido com textos produzidos por estudantes que estão no seu primeiro ano de atividades no nosso PPG e também por estudantes veteranos/as e egressos. Outra parte do ebook oferece as discussões filosóficas e/ou metodológicas elaboradas pelos professores do corpo docente permanente do Programa, em cujos textos se mesclam suas experiências no magistério com as suas inquietações eminentemente conceituais. A terceira parte que compõem o ebook diz respeito aos textos construídos por docentes de outros Núcleos do PROF-FILO, cuja presença reitera a perspectiva de interação institucional que marca a identidade deste Programa em Rede, que desde sua fundação tem interligado e colocado em diálogos profissionais e instituições das cinco regiões geopolíticas do Brasil.

Slide 3

O projeto foi executado pelo Laboratório de Ecologia e Evolução de Borboletas – LEEB da UFRN, em parceria com o Laboratório de Ecologia e Interações de Insetos da Caatinga - LEIIC da UFCG de Patos, e com o apoio das agências financiadoras de pesquisa Fundação Grupo Boticário e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Registramos mais de 8 mil indivíduos distribuídos em mais de 224 espécies e seis famílias de borboletas. Tal diversidade de espécies e as informações ecológicas foram compiladas em vários produtos, como este livro, guias e pôsteres, para o auxílio à gestão das UCS e para a popularização do conhecimento científico gerado sobre as espécies encontradas e importância ecológica da biodiversidade local e regional.

Slide 3

O e-book versa sobre diversas temáticas relacionadas ao trabalho de ensino, pesquisa e extensão da Unidade Acadêmica de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande, ao longo dos seus 45 anos de existência. Trata-se de uma obra acadêmica celebrativa.

previous arrow
next arrow
Shadow

Serviços e Informações

O Portal está em construção e dispõe de acesso e cadastro para autores e editores de revistas científicas mediadas por grupos de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, assim como de outras universidades, institutos, fundações. Também conta com recursos para a submissão de textos e acompanhamento dos artigos e publicações.

Desde 2014, a Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) disponibiliza em seu site e-books gratuitos para todos. O catálogo conta com obras de diversas áreas de conhecimento.

A Editora da Universidade Federal de Campina Grande consolida-se com seu trabalho de apoio às áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária com a editoração e publicação do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica. Saiba mais!

Visando facilitar e otimizar a comunicação com a EDUFCG, disponibilizamos link com acesso rápido a todos os nossos canais de comunicação.

Fim do conteúdo da página