Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Últimos Lançamentos

Slide 3

Esta obra busca trazer à luz discussões, a partir do referencial marxista, sobre o contexto de crise geral do capitalismo, que se aprofundou nos últimos anos com a crise sanitária mundial de COVID-19, trazendo como panorama o fim da “globalização”, que leva a um fortalecimento dos Estados, à guerra comercial entre Estados Unidos e China e a processos de crise orgânica que se manifestam em diferentes países de forma desigual e combinada. Esta, por sua vez, tem dado lugar a fenômenos de extrema direita (como no Brasil, com Jair Bolsonaro e a força social do bolsonarismo), mas que também faz emergir fenômenos de luta de classes pela esquerda, como as rebeliões no Equador, no Chile e na Colômbia, as lutas contra o golpe de Dina Duarte no Peru (apoiado pelo governo de frente ampla de Lula) ou as lutas na França contra a reforma da previdência de Macron, e ainda uma Europa com guerra na Ucrânia. Eis o enquadramento do conjunto desses trabalhos: tanto os teóricos sobre Karl Marx ou os que articulam conceitos marxianos e marxistas no marco de estudos mais empíricos (neste caso, no Brasil) compreendem estarmos numa época imperialista, de crises, guerras e revoluções, nos termos de Vladimir Ilicht Lenin.

Slide 3

Este livro examina o design gráfico das embalagens ao longo do século XX. Nesta breve revisão histórica, mostra-se a simplificação visual que refletiu as transformações econômicas e culturais das primeiras décadas do século XX, incluindo a influência estética modernista e a industrialização dos processos gráficos. O design, até então decorativo, reduz-se ao essencial, incorpora a geometria e a tipografia moderna, a cor chapada e pura. Nos anos 1950-1960, com os novos padrões de consumo, enfatiza-se o impacto visual de grandes logotipos, fortes contrastes e cores intensas. A tecnologia gráfica leva a fotografia para a representação dos alimentos, fortalecendo o papel informativo e persuasivo da imagem. Com a ruptura com os dogmas modernos que se dá no design e, especialmente, após o advento da computação gráfica — que estimulou composições dinâmicas, sugestão de movimento e cores moduladas — a linguagem visual retorna à complexidade. A despeito da diversidade de estilos, o design de embalagens chega aos primeiros anos do século XXI refletindo uma busca por signos e cores que representem os valores promovidos na sociedade contemporânea.

Slide 3

É sobre o cenário da Estação Nova que nos debruçamos com o objetivo de abordar o processo de declínio e abandono causado pela desestatização das linhas férreas, bem como os impactos causados tanto no patrimônio quanto na vida dos trabalhadores dessa estação. Para isso, recorremos a autores como Aranha (2007), Almeida (1978), Stampa (2011) e Berman (2007). Através do conceito de Prost (1998), pretendemos unir em um só conjunto as discussões envolvendo a esfera social e a cultural, assim como o autor, acreditamos que toda história é indissociavelmente social e cultural. Para pensarmos a história da Estação Nova, utilizamos as memórias de antigos ferroviários e moradores locais, iconografias, relatórios disponibilizados pelo Sindicato dos Ferroviários da Paraíba (SINTEFEP) e reportagens de jornais e blogs. O Complexo Ferroviário da Estação Nova, mesmo em face do seu abandono público, ainda pulsa vida. Longe de ser um cemitério, as ruínas que constituem esse espaço permitem ancorar as memórias de seus atores sociais, memórias de vida, trabalho, resistência, afetividade e sociabilidade.

previous arrow
next arrow
Shadow

Serviços e Informações

O Portal está em construção e dispõe de acesso e cadastro para autores e editores de revistas científicas mediadas por grupos de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, assim como de outras universidades, institutos, fundações. Também conta com recursos para a submissão de textos e acompanhamento dos artigos e publicações.

Desde 2014, a Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) disponibiliza em seu site e-books gratuitos para todos. O catálogo conta com obras de diversas áreas de conhecimento.

A Editora da Universidade Federal de Campina Grande consolida-se com seu trabalho de apoio às áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária com a editoração e publicação do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica. Saiba mais!

Visando facilitar e otimizar a comunicação com a EDUFCG, disponibilizamos link com acesso rápido a todos os nossos canais de comunicação.

Fim do conteúdo da página