Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Últimos Lançamentos

Slide 3

Em 1908, explode no Império Otomano uma revolução que se alastra por diversas províncias, cujos líderes nacionalistas defendem a limitação dos poderes do Sultanato e reformas políticas para impedir a desintegração do Império. O presente trabalho se propõe a problematizar a questão do nacionalismo no interior do Império Otomano, durante o domínio político dos Jovens turcos em seu período à frente do governo otomano (1908-1918), a partir das noções de Nacionalismo, pensado a partir de Hobsbawn (1990), e de Aparelhos Ideológicos do Estado de Althusser (1985). Para o desenvolvimento da nossa pesquisa, foi feita uma análise histórica dos selos postais, que foram confeccionados pelo Correio Otomano no auge da propaganda nacionalista, tendo-os como instrumentos ideológicos, uma vez que eram veiculados no principal meio de comunicação da época. No que diz respeito à metodologia empregada no estudo, trabalhamos com aquela esboçada por Rolland Barthes (1984) na análise das imagens.

Slide 3

Na alta atmosfera terrestre, em especial na região entre 80 e 100 km de altura, é emitida uma luminosidade natural, invisível a olho nu, denominada de aeroluminescência ou airglow, em inglês. Produzido por reações químicas entre constituintes da atmosfera, o airglow é diretamente afetado pela passagem de ondas atmosféricas através das camadas de emissão. Isso permite que as medidas da intensidade das emissões sejam utilizadas para investigar a dinâmica da alta atmosfera. Em Introdução à Física da Alta Atmosfera, são tratados os processos de produção do airglow, as ondas de gravidade, bem como as ondas planetárias e as marés atmosféricas. São utilizados resultados de pesquisas científicas para ilustrar como essas ondas são estudadas a partir das medidas de airglow efetuadas na região equatorial brasileira.

Slide 3

O Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea (COBESC) é uma iniciativa da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A dura realidade imposta a toda a sociedade pela pandemia se fez notar em nossas atividades, notadamente nos momentos presenciais de troca de experiências. A ideia do COBESC foi privilegiar reflexões no campo da educação brasileira nesse período. Entendemos que as reflexões no evento promovidas por pesquisas realizadas no período, ainda que não diretamente relacionadas à pandemia, deveriam ser acolhidas. Por isso, algumas atividades versavam sobre a educação no período e outras não. Isso posto, a ideia deste e-book é publicizar parte das muitas e variadas atividades desse evento tão relevante para a nossa comunidade acadêmica.

Slide 3

O meio digital permite a reorganização e a renovação nas atuações, possibilita reestruturação das atividades realizadas em escolas, clínicas, organizações e universidades, enriquecendo a experiência e possibilitando discussão, avanço e aprimoramento. Assim, esta obra reúne estudos em diversas áreas que partem dos aprimoramentos viabilizados pelo “pensar novo” e aplicam o pensamento a partir do que é proposto pelas tecnologias para a atuação profissional. Salienta-se ainda que esse tipo de trabalho procura pelo uso positivo da tecnologia, sobretudo considerando o rápido desenvolvimento das inteligências artificiais, que levanta tantos questionamentos acerca de questões que envolvem ética e limitações. Dessa forma, conteúdos com esse direcionamento contribuem para a análise crítica das boas práticas, orientando, dentro do possível, para seu uso pertinente, seguro e corroborado pela ciência.

Slide 3

A coletânea apresenta um conjunto de pesquisas que, partindo do universo cigano brasileiro, permite ao leitor se deparar com temas desafiantes: demandas por direito territorial, ativismo, memória e cultura, além da questão das cotas no ambiente universitário. É possível, ao mesmo tempo, aprender sobre a origem, as trajetórias e os futuros ciganos.

Slide 3

A primeira parte do livro é composta por seis artigos desenvolvidos por pesquisadores que atuam em médias e grandes cidades de diferentes regiões do Brasil. Já a segunda, reúne cinco artigos desenvolvidos exclusivamente na cidade de Campina Grande, por alunos e pesquisadores do Laboratório Espaços Livres Urbanos (LELU) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O LELU tem como missão desenvolver e compartilhar conhecimentos que auxiliem na elaboração de estudos, planos e projetos para ELUs mais sustentáveis, seguros, integrados e inclusivos. Neste sentido, esta publicação pretende apresentar parte da produção do nosso laboratório e de outros da Rede. É um primeiro passo para ampliar a reflexão sobre o tema, sem, contudo, limitar novas abordagens e discussões.

previous arrow
next arrow
Shadow

Serviços e Informações

O Portal está em construção e dispõe de acesso e cadastro para autores e editores de revistas científicas mediadas por grupos de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, assim como de outras universidades, institutos, fundações. Também conta com recursos para a submissão de textos e acompanhamento dos artigos e publicações.

Desde 2014, a Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) disponibiliza em seu site e-books gratuitos para todos. O catálogo conta com obras de diversas áreas de conhecimento.

A Editora da Universidade Federal de Campina Grande consolida-se com seu trabalho de apoio às áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária com a editoração e publicação do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica. Saiba mais!

Visando facilitar e otimizar a comunicação com a EDUFCG, disponibilizamos link com acesso rápido a todos os nossos canais de comunicação.

Fim do conteúdo da página