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"Nada melhor para avaliar o percurso profissional do que o professor lembrar aos colegas de unidade acadêmica sua trajetória, que, apresentada, lida e discutida em situação pública, passe a contribuir para a memória do que se faz nessa unidade. É essa a primeira utilidade do memorial. O memorial de cada um irá contribuir, também, para a construção da memória da universidade, já que essa instituição somente existe a partir das ações desenvolvidas pelos seus integrantes nas atividades individuais de cada um, no potencial coletivo que cada iniciativa individual é capaz de estimular e difundir institucionalmente. Isso tudo significa dar um passo na construção da história da instituição em que trabalhamos. Esta é uma grande contribuição que a iniciativa da EDUFCG – a publicação do memorial acadêmico dos professores titulares da UFCG – poderá promover no interior da nossa universidade."

Para os interessados em publicar seu memorial na Coleção Memorial Acadêmico UFCG, enviar e-mail para secretaria@editora.ufcg.edu.br

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A presente coletânea é fruto de palestras e atividades de ensino realizadas na disciplina Epistemologia do Ensino de Geografia, bem como de pesquisas feitas e orientadas por docentes do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Geografia (PROFGEO), da Unidade Acadêmica de Geografia (UAG) da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus de Campina Grande-PB. Conta, também, com a colaboração de pesquisadores (as) da área de ensino dessa disciplina vinculados (as) a outros programas de pós-graduação de outras instituições de ensino superior públicas, a exemplo da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UFPA (Universidade Federal do Pará), além da contribuição de pesquisadores (as) do campo da Educação.

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O livro que apresentamos resulta dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo, grupo que congrega pesquisadores de várias instituições, nacionais e internacionais, entre eles os organizadores do presente livro. No âmbito das atividades e trabalhos desenvolvidos por essa rede, nasceu o projeto do livro Práticas de Pesquisa em História Pública, Memória e Usos do Passado. O interesse em congregar pesquisas dentro desses três eixos (história pública, memória e apropriação do passado – que são interligados) entrelaçou os diferentes autores que apresentam suas contribuições para pensarmos nos temas, problemas e abordagens historiográficas sobre o passado em uma dimensão pública.

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Esta obra visa problematizar as narrativas sobre o comércio de escravizados, especificamente os modos de preparação, transporte e acomodação dos homens, mulheres e crianças nas embarcações que vinham de Angola e Costa da Mina para a Capitania de Pernambuco em meados do século XVIII. Desde o centenário da abolição, em 1988, e com advento de novas epistemologias no campo da história, o debate sobre a escravização de homens e mulheres de origem africanas, vem ganhando fôlego, e se mostrando necessárias na retomada de histórias que resumem as violências sofridas pelos seres humanos no escravismo moderno. Pensar sobre a instituição da escravização negra é refletir todo arcabouço que instrumentalizava, o comércio de homens, mulheres e crianças africanas.

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A temática bem-estar animal (BEA) tem se destacado precisamente no que diz respeito ao direito animal. O BEA é a capacidade do animal de interagir e viver bem no ambiente o qual está inserido, o qual deve fornecer boas condições de alimentação, conforto e saúde, isentando o animal do sofrimento, de sensações como medo, dor, angústia e da repressão do seu comportamento natural. Na cidade de Caicó-RN, a Associação Caicoense de Proteção Animal e ao Meio Ambiente (ACAPAM), é uma associação que se encarrega de prestar assistência aos animais errantes da cidade e oferecer melhores condições de vida a estes. Então, sabendo da importância das ONGs de proteção e promoção do bem-estar animal, o objetivo deste estudo foi descrever a atuação da ACAPAM, destacando a infraestrutura e as atividades desenvolvidas na instituição visando o bem-estar dos animais acolhidos pela mesma.

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Em 1908, explode no Império Otomano uma revolução que se alastra por diversas províncias, cujos líderes nacionalistas defendem a limitação dos poderes do Sultanato e reformas políticas para impedir a desintegração do Império. O presente trabalho se propõe a problematizar a questão do nacionalismo no interior do Império Otomano, durante o domínio político dos Jovens turcos em seu período à frente do governo otomano (1908-1918), a partir das noções de Nacionalismo, pensado a partir de Hobsbawn (1990), e de Aparelhos Ideológicos do Estado de Althusser (1985). Para o desenvolvimento da nossa pesquisa, foi feita uma análise histórica dos selos postais, que foram confeccionados pelo Correio Otomano no auge da propaganda nacionalista, tendo-os como instrumentos ideológicos, uma vez que eram veiculados no principal meio de comunicação da época. No que diz respeito à metodologia empregada no estudo, trabalhamos com aquela esboçada por Rolland Barthes (1984) na análise das imagens.

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Na alta atmosfera terrestre, em especial na região entre 80 e 100 km de altura, é emitida uma luminosidade natural, invisível a olho nu, denominada de aeroluminescência ou airglow, em inglês. Produzido por reações químicas entre constituintes da atmosfera, o airglow é diretamente afetado pela passagem de ondas atmosféricas através das camadas de emissão. Isso permite que as medidas da intensidade das emissões sejam utilizadas para investigar a dinâmica da alta atmosfera. Em Introdução à Física da Alta Atmosfera, são tratados os processos de produção do airglow, as ondas de gravidade, bem como as ondas planetárias e as marés atmosféricas. São utilizados resultados de pesquisas científicas para ilustrar como essas ondas são estudadas a partir das medidas de airglow efetuadas na região equatorial brasileira.

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O Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea (COBESC) é uma iniciativa da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A dura realidade imposta a toda a sociedade pela pandemia se fez notar em nossas atividades, notadamente nos momentos presenciais de troca de experiências. A ideia do COBESC foi privilegiar reflexões no campo da educação brasileira nesse período. Entendemos que as reflexões no evento promovidas por pesquisas realizadas no período, ainda que não diretamente relacionadas à pandemia, deveriam ser acolhidas. Por isso, algumas atividades versavam sobre a educação no período e outras não. Isso posto, a ideia deste e-book é publicizar parte das muitas e variadas atividades desse evento tão relevante para a nossa comunidade acadêmica.

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Desde 2014, a Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) disponibiliza em seu site e-books gratuitos para todos. O catálogo conta com obras de diversas áreas de conhecimento.

O Portal está em construção e dispõe de acesso e cadastro para autores e editores de revistas científicas mediadas por grupos de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, assim como de outras universidades, institutos, fundações. Também conta com recursos para a submissão de textos e acompanhamento dos artigos e publicações.

A Coleção Memorial Acadêmico UFCG tem o intuito de contribuir para a construção da memória da instituição. Informações sobre publicação: secretaria@editora.ufcg.edu.br

A Editora da Universidade Federal de Campina Grande consolida-se com seu trabalho de apoio às áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária com a editoração e publicação do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica. Saiba mais!

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