Ir direto para menu de acessibilidade.

Últimos Lançamentos

Design de Embalagens

Este livro examina o design gráfico das embalagens ao longo do século XX. Nesta breve revisão histórica, mostra-se a simplificação visual que refletiu as transformações econômicas e culturais das primeiras décadas do século XX, incluindo a influência estética modernista e a industrialização dos processos gráficos. O design, até então decorativo, reduz-se ao essencial, incorpora a geometria e a tipografia moderna, a cor chapada e pura. Nos anos 1950-1960, com os novos padrões de consumo, enfatiza-se o impacto visual de grandes logotipos, fortes contrastes e cores intensas. A tecnologia gráfica leva a fotografia para a representação dos alimentos, fortalecendo o papel informativo e persuasivo da imagem. Com a ruptura com os dogmas modernos que se dá no design e, especialmente, após o advento da computação gráfica — que estimulou composições dinâmicas, sugestão de movimento e cores moduladas — a linguagem visual retorna à complexidade. A despeito da diversidade de estilos, o design de embalagens chega aos primeiros anos do século XXI refletindo uma busca por signos e cores que representem os valores promovidos na sociedade contemporânea.

Slide 3

É sobre o cenário da Estação Nova que nos debruçamos com o objetivo de abordar o processo de declínio e abandono causado pela desestatização das linhas férreas, bem como os impactos causados tanto no patrimônio quanto na vida dos trabalhadores dessa estação. Para isso, recorremos a autores como Aranha (2007), Almeida (1978), Stampa (2011) e Berman (2007). Através do conceito de Prost (1998), pretendemos unir em um só conjunto as discussões envolvendo a esfera social e a cultural, assim como o autor, acreditamos que toda história é indissociavelmente social e cultural. Para pensarmos a história da Estação Nova, utilizamos as memórias de antigos ferroviários e moradores locais, iconografias, relatórios disponibilizados pelo Sindicato dos Ferroviários da Paraíba (SINTEFEP) e reportagens de jornais e blogs. O Complexo Ferroviário da Estação Nova, mesmo em face do seu abandono público, ainda pulsa vida. Longe de ser um cemitério, as ruínas que constituem esse espaço permitem ancorar as memórias de seus atores sociais, memórias de vida, trabalho, resistência, afetividade e sociabilidade.

Slide 3

Tendo como foco a Saúde Coletiva, o livro aborda diversos temas importantes para a formação profissional técnica em saúde, tendo o Sistema Único de Saúde como eixo estruturante, em torno do qual gravitam todos os capítulos. Dada a diversidade de conteúdos abordados de modo objetivo e prático, espera-se que esta obra cumpra seu papel de contribuir na formação qualificada de futuros profissionais técnicos na área de saúde.

Shadow

Serviços e Informações

O Portal está em construção e dispõe de acesso e cadastro para autores e editores de revistas científicas mediadas por grupos de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, assim como de outras universidades, institutos, fundações. Também conta com recursos para a submissão de textos e acompanhamento dos artigos e publicações.

Desde 2014, a Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) disponibiliza em seu site e-books gratuitos para todos. O catálogo conta com obras de diversas áreas de conhecimento.

A Editora da Universidade Federal de Campina Grande consolida-se com seu trabalho de apoio às áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária com a editoração e publicação do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica. Saiba mais!

Visando facilitar e otimizar a comunicação com a EDUFCG, disponibilizamos link com acesso rápido a todos os nossos canais de comunicação.