Ir direto para menu de acessibilidade.

Em destaque

Início do conteúdo da página

Últimos Lançamentos

Slide 3

Este livro apresenta, em forma de ensaios, um estudo sobre a arte da escultura em madeira na cidade de Juazeiro do Norte. Investiga a arte da escultura como um desdobramento do artesanato local com fins utilitários que se desenvolveu na cidade nas primeiras décadas do século XX. O fluxo de pessoas e de múltiplas culturas posto em movimento por meio das romarias ao Padre Cícero forja a cidade de Juazeiro do Norte como lugar de fusão de ofícios, saberes e memórias, criando modos de produção cultural particulares. Assim, escultores, xilógrafos e cordelistas produziram um conjunto de obras que se tornaram reconhecidas nos circuitos intelectuais como referências da chamada “arte popular” brasileira. A pesquisa de campo no Centro de Cultura Popular Mestre Noza demonstrou que desenhar, talhar, esculpir e pintar engendram formas poderosas de estabelecer relações, práticas de sentido para os artistas, estabelecendo trânsitos entre mundos distantes e distintos, bem como entre as dimensões do visível e do invisível.

Slide 3

Educação Anarquista - Experimentos

No ano de 2012, publiquei Educação Anarquista, Saberes, ideias, concepções – volume i, pela Editora Imprensa Marginal de São Paulo. Havia o plano de publicar um segundo volume (Educação Anarquista, Experimentos – Francisco Ferrer Y Guardia, volume II) anunciado no primeiro volume. Pois bem! O segundo volume não foi publicado. Agora os dois volumes saem nesta Coleção Pensamento Social Anarquista. O que foi o primeiro volume, em 2012, vem agora como sendo o quarto volume da referida coleção. Nesta versão, o texto apresenta alguns poucos artigos a mais. Apresenta também um subtítulo conciso e o mesmo texto de apresentação por mim elaborado na impressão de 2012. Acrescentei aqui O ensino da “História”, de Adolfo Lima, como suplemento. O projetado, mas não realizado, segundo volume impresso sai agora como quinto volume desta coleção, com apresentação de Rogério de Castro. Boa leitura!

Slide 3

ENTRE CORTES E COSTURAS
Keila Queiroz e Siilva

A trajetória de escrita deste memorial representa uma imersão na pedagogia da gratidão. A metáfora da costura acompanhada de cortes foi inspirada na arte da minha avó paterna, assim como o meu ofício de ensinar teve como fonte ancestral a minha genitora. Essa escrita de si está entrelaçada com os encontros que me constituíram desde a pedagogia do domus, passando pela pedagogia da rua, da cidade, da escola e da universidade, dando a ler a construção identitária dessa mulher professora, tecida por esse movimento contínuo e fértil entre o lugar de mestre e o de aprendiz. Fez reverberar assim uma diversidade de gentes, vozes e sons representativos de todos os encontros pedagógicos que marcaram o meu jeito de me colocar na vida em todos os lugares pelos quais transito, delineando meu devir mulher com meus sapatinhos vermelhos feitos à mão.

Slide 3

DAS PRAIAS DE TSUSHIMA ÀS SALAS DE AULA

O presente trabalho busca analisar e resgatar conceitos e experiências realizadas que colaborem para a compreensão das potencialidades e dos limites do uso da mídia de games na construção do conhecimento histórico em salas de aula, como diferentes tipos podem ser utilizados para diversos fins, como se constituiu a presente mídia e quais teorias embasam tal prática. O uso dessa mídia justifica-se pela crescente demanda de consumo que supera, em lucratividade, consagradas mídias como cinema e música, tendo em vista a necessidade do educador em instrumentalizar estas ao seu favor, utilizando como suporte a crescente demanda de trabalhos de História, grupos de pesquisa e experiências didáticas que utilizam os games como material de estudo e como fundamento para o debate da instrumentalização da presente mídia discutida no ensino.

Slide 3

Contendas do Sagrado no Poderio Cacaueiro Baiano

Este livro apresenta novas interpretações sobre a história da Freguesia de São Boaventura do Poxim de Canavieiras, sul da Bahia, no marco temporal de 1903-1903, sobre as reivindicações da Igreja diante do movimento do progresso urbano e da secularização da sociedade na cidade de Canavieiras. Tendo por fontes principais a imprensa e a fotografia, buscamos reinterpretar as contendas da Igreja, no início do século XX, em busca de sua reorganização interna, recuperação patrimonial, contra a elite política e econômica cacaueira, que encarava com indiferentismo a questão da recuperação da antiga matriz, em avançado estado de precariedade de sua estrutura física desde o século XIX, e depois, de resistirem em aderir em ajudar financeiramente as obras de construção da nova igreja matriz de São Boaventura.

Slide 3

Este memorial ateve-se, sobretudo, às minhas atividades acadêmicas entre o período de 2014 e 2016, exigência para minha ascensão a Professor Titular na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desde o início da docência na Universidade, aliei, voluntária e involuntariamente, pesquisa, ensino e orientação de Estágio, o que sempre contribuiu no sentido de termos pontes constantes com o ensino básico através de escolas públicas.
O memorial foi defendido em março de 2016 e, de lá para cá, muitas atividades foram realizadas, mas não estão contempladas aqui. Algumas estão indicadas em notas de rodapé. Escrever um memorial, por mais limitado que seja o período, é uma experiência muito forte, uma vez que traz um filme de nossa vida acadêmica, que, no meu caso, sempre esteve ligada a todas as demais dimensões de minha vida.
Ao final, fica a certeza de que todo esse percurso valeu a pena. E, por certo, eu faria praticamente tudo de novo.

previous arrow
next arrow
Shadow

Serviços e Informações

Desde 2014, a Editora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG) disponibiliza em seu site e-books gratuitos para todos. O catálogo conta com obras de diversas áreas de conhecimento.

O Portal está em construção e dispõe de acesso e cadastro para autores e editores de revistas científicas mediadas por grupos de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, assim como de outras universidades, institutos, fundações. Também conta com recursos para a submissão de textos e acompanhamento dos artigos e publicações.

A Coleção Memorial Acadêmico UFCG tem o intuito de contribuir para a construção da memória da instituição. Informações sobre publicação: secretaria@editora.ufcg.edu.br

A Editora da Universidade Federal de Campina Grande consolida-se com seu trabalho de apoio às áreas de ensino, pesquisa e extensão universitária com a editoração e publicação do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica. Saiba mais!

Visando facilitar e otimizar a comunicação com a EDUFCG, disponibilizamos link com acesso rápido a todos os nossos canais de comunicação.

Fim do conteúdo da página